Página Inicial
Cadastre-se aqui
Página do Prêmio Literário
Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2020
Dúvidas Frequentes

1. O que há de diferente nesta edição do Prêmio?
Neste ano implementamos a inscrição online. Não receberemos nenhum tipo de inscrição física ou por e-mail. Tudo deve ser preenchido e anexado em nossa plataforma Prêmio Literário Biblioteca Nacional , no período de 22 de julho a 04 de setembro.

Em virtude dos efeitos da pandemia de Covid-19, verificou-se a inviabilidade de manter a categoria Projeto Gráfico com a adoção estrita do modelo de inscrição online. A análise das obras nessa categoria requer substancialmente a análise dos livros como produtos físicos, aos quais a comissão julgadora teria acesso apenas por meio postal. Dessa forma, excepcionalmente neste ano, o Prêmio não incluirá a categoria Projeto Gráfico - Prêmio Aloísio Magalhães. No próximo ano, a categoria será readmitida após o restabelecimento da capacidade operacional para recebimento e encaminhamento dos exemplares físicos.

2. Não consigo acessar a plataforma de inscrição.
Para uma melhor visualização da plataforma, é recomendável o uso do navegador Google Chrome. Após a realização do cadastro, caso encontre problemas de acesso, verifique se apenas os números do CPF foram inseridos, sem pontos e traço. Caso necessite recuperar a senha, clique em "Esqueceu a senha?", preencha o texto "fbn.br\" acrescido do CPF, sem pontos e traço, e clique em "Gravar" (Ex.: fbn.br\11111111111).
Caso o problema permaneça, entre em contato pelo e-mail premioliterario2020@bn.gov.br.

3. Há taxa de inscrição para participar do Prêmio?
Não há taxa de inscrição.

4. Devo preencher todos os campos do formulário de inscrição?
O preenchimento de todos os campos é obrigatório, exceto o telefone fixo, que é opcional.

5. Como funciona o envio das obras digitais?
As obras são recebidas em formato eletrônico. O arquivo deve ser único e conter (capa, quarta capa, marca d'água, página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, ficha catalográfica, miolo e colofão). A marca d`água deve estar em todas as páginas do livro e conter o nome da editora.

6. Em qual formato a obra deve ser enviada?
A obra deve ser enviada em formato PDF em alta resolução através da plataforma de inscrição, em arquivo único.

7. Como posso comprovar o ano de publicação da obra?
O ano e o mês de publicação devem estar na página de rosto e/ou página de copyright da obra. Caso contrário, juntamente com a inscrição deverá ser anexada a nota fiscal da gráfica, comprovando a data (mês e ano) de impressão do livro concorrente; ou poderá também ser anexada a declaração da editora confirmando a data de publicação (mês e ano).

8. Como posso comprovar que o depósito legal da obra foi realizado?
O Recibo de Depósito Legal emitido pela Divisão de Depósito Legal/FBN deve ser anexado à inscrição. Caso o candidato ou seu representante não disponha do Recibo, deverá comprovar a realização do depósito por meio do preenchimento do Anexo II.
Caso o depósito legal ainda não tenha sido realizado, é admitido o cumprimento até o término do período de inscrições. Neste caso, também é obrigatório o preenchimento do Anexo II.

9. Como posso verificar a situação do ISBN da minha obra?
Verifique no portal da Câmara Brasileira do Livro (CBL), https://servicos.cbl.org.br/isbn/pesquisa/, se os dados do ISBN estão preenchidos com todas as referências da obra e se há a supressão de algum dado.

10. Minha obra possui mais de um autor, tradutor e/ou organizador. Como devo preencher a ficha de inscrição?
Preencha os nomes de todos os envolvidos. Um termo de autorização para cada coautor, cotradutor ou coorganizador envolvido deverá ser anexado à sua inscrição. O modelo do termo (Anexo I) estará disponível no campo "Downloads".

11. Sou representante de editora e responsável por realizar a inscrição de uma obra concorrente. Como devo preencher o formulário de inscrição?
Preencha os dados dos autores, tradutores e/ou organizadores da obra. Um termo de autorização para cada envolvido deverá ser anexado à sua inscrição. O modelo do termo (Anexo I) estará disponível no campo "Downloads".

12. Posso inscrever minha obra em mais de uma categoria?
Não. As obras devem concorrer somente em uma categoria escolhida pelo candidato ou seu representante no momento de inscrição.

13. O texto de minha autoria faz parte de uma antologia, posso inscrever somente este texto, sem incluir o livro como um todo?
Não. Para que sua obra concorra ao Prêmio BN, é necessário que seja um livro publicado.

14. Posso concorrer ao prêmio ainda que minha obra não possua ISBN e ficha catalográfica?
Não. Para concorrer é obrigatório que a obra possua estes itens. A obra que não apresente ISBN ou ficha catalográfica será inabilitada.

15. Como faço para saber se a minha inscrição foi recebida?
Após o envio do formulário de inscrição e dos anexos, a situação da inscrição constará como "Aguardando Habilitação" na área de acesso do candidato.

16. Como saber se minha obra foi habilitada?
Dentro do cronograma estipulado pelo edital do Prêmio BN, será publicada no site www.bn.gov.br a lista de obras habilitadas e inabilitadas para a fase de avaliação das comissões julgadoras. As obras serão apresentadas por ordem alfabética.

17. Minha inscrição foi habilitada. Qual o próximo passo?
As obras habilitadas na primeira fase estarão aptas a participar da avaliação da Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora avaliará todas as obras habilitadas, de acordo com a especificidade dos critérios de cada categoria.

18. Minha inscrição foi inabilitada. E agora?
Dentro do cronograma do edital, caberá recurso com justificativa no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da data de divulgação da lista de obras habilitadas na página da FBN (www.bn.gov.br). Entretanto, não será admitido pedido de recurso após o término do prazo. É de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização da informação e a divulgação do resultado em todas as fases do concurso. Os recursos enviados fora do prazo não serão analisados.

19. Perdi o prazo de recurso. E agora?
Recursos fora do prazo não serão admitidos. É de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização da informação e a divulgação do resultado em todas as fases do concurso.

Contatos:
wwww.bn.gov.br
premioliterario2020@bn.gov.br